Portugallll Oléééé.. Portugal Olééé


E-mail this post



Remember me (?)



All personal information that you provide here will be governed by the Privacy Policy of Blogger.com. More...



As melhores equipas, estádios enormes e ultra-modernos, dirigentes fervorosos e sedentos, jornais, canais de televisão etc etc etc… Tudo movimentado por uma única personagem… o Adepto de Futebol… ou se preferirem, o Investidor Mor! Por este motivo convidei o Indy, responsável pelo Megafone, um dos blogs da especialidade com mais qualidade da Blogosfera Portuguesa (tendo recebido o "Prémio de Blog + Popular de 2005" atribuído pela Federação de Blogs de Futebol), para nos fazer uma apresentação do blog e para expor a sua opinião sobre os Adeptos, com especial relevo para a Causa do Adepto e o Protesto Ultra Nacional que está em curso!!!

O MEGAFONE (http://adeptos.blogspot.com) nasceu em Dezembro de 2003 e sob um lema que permanece actual: Adeptos com Voz. O seu objectivo é o de ter intervenção e opinião sobre os temas prementes do Desporto, mas sem perder de vista o resto da actualidade, assentando a sua crítica na perspectiva do Adepto.

Ao contrário da imagem que muitas vezes se faz passar, o comportamento das claques é um problema ínfimo na realidade do futebol português. Existem praticamente 50 Grupos Organizados de Apoio em actividade só nos campeonatos profissionais, sem os quais os nossos estádios, já se si geralmente pouco frequentados, seriam verdadeiros velórios. Em quantos dos 288 jogos realizados esta época, só falando dos dois primeiros escalões, aconteceram incidentes? Contam-se pelos dedos de uma mão. As claques são um factor de inclusão para uma juventude carente de ideais e motivações, pelo que é necessário romper de uma vez com os preconceitos.

No outro prato da balança, o escândalo Apito Dourado envolve 171 arguidos em relação aos quais existe uma escandalosa complacência geral. Os erros grosseiros de arbitragem semanalmente repetem-se sem que sejam tomadas medidas purificadoras do sector. A Liga assiste ao desvirtuar das competições por si organizadas, com salários em atraso e incumprimentos de toda a ordem, assobiando para o ar como se não fosse nada consigo. A FPF não consegue posicionar-se como alternativa viável, vivendo obcecada pelas selecções nacionais e descurando as competições que estão sob a sua égide. O amor à camisola morreu e os jogadores comportam-se cada vez mais como mercenários da bola. Os preços dos bilhetes são assustadores. A ditadura televisiva obriga a que cada jornada seja uma maratona que começa na sexta-feira e algumas vezes nem na segunda-feira acaba. Os dirigentes envolvem-se em guerrilhas pessoais que resolvem com agressões físicas filmadas pelas televisões sem que a polícia mexa uma palha. A mesma polícia que pode agredir Adeptos indiscriminadamente, como aconteceu no Estádio do Bessa, sem por isso ser responsabilizada. O Adepto que resiste ao sofá e ainda prefere a bancada não pode ser culpado até prova em contrário, como decreta a Lei 16/2004, talvez o documento mais repressivo publicado em Portugal após o 25 de Abril. Foram estes factores a dar força ao Protesto Ultra Nacional que vai acontecer este fim-de-semana sob o lema: "Ultras Unidos pela Liberdade dos Adeptos; Sim ao Futebol, não ao negócio".

Posto este, comentário a pergunta é óbvia... Serão os Adeptos o mal do futebol???



Obrigado Indy pela disponibilidade apresentada!!!





Perfis:


  • Ana Lamy
  • Rui Estêvão
  • Filipa Paramés
  • Eduardo
  • Posts Recentes

    Blogs:

    Clica, clica:

    Arquivos:


    Estatísticas
    online